
Olá!
A cozinha voltou a existir... Isso é bom, hoje terminei de trabalhar a massa folhada e ficou deliciosa e linda... E eu pensando que não ia dar certo... Bem, inicialmente gostaria de dizer que aqui vai ficar assim meio que em passos de tartaruga, pois não ando cozinhando, estou fazendo jornadas monstros na faculdade, só esta semana até hoje devo ter feito umas 50horas de trabalho para o mestrado... Estou a preparar um ensaio pela ASTM e isso exige muito cuidado, tanto que só segunda terei um resultado definitivo e mais refaço o ensaio com outros materiais... Lá vou eu trabalhar cinco dias no laboratório again... Sair de casa as 9/10 e chegar depois das 20, sendo que tenho aula dois dias e chego a meia noite. Deuses...
Enfim chega de lamurias e vamos ao que interessa. Roubei do Prato Fundo a receita de massa folhada e toda a técnica de dobrinhas, mas modifiquei pois não queria que a massa fosse doce, os ingredientes usados foram:
- 3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 xícara de leite temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de sal
- 30g de fermento fresco ou equivalente seco
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de açúcar
Separe também
- 220g de manteiga gelada
- 1/4 xícara de farinha de trigo
Primeiro prepare o fermento, no caso usei o seco (10g) e adicionei o leite, o açúcar e duas colheres da farinha... Depois que hidratou, foi só misturar tudo. O certo é amassar até que a massa fique firme e desgrude da mão, o melhor é usar a batedeira, fui na raça e não deu certo, terminei por adicionar mais farinha, o que é errado, mas se a massa não der ponto é o jeito, pois algumas farinhas são mais pobres em glúten e não irão dar ponto mesmo, use bons ingredientes!
Depois de tudo bem misturado enrolei a massa e pus na geladeira um pouquinho. Na batedeira bati os 220g de farinha adicional com a manteiga gelada, usei uma margarina culinária da Primor, muito boa ela tem gordura hidrogenada como base, e se presta muito bem para este tipo de massa... Bem, tudo misturado, massa descansada (10min), hora de abri-la em um retângulo de 45x33x2,5 (+/- ta?!)... Divida imaginariamente em três partes e coloque a massa de manteiga em duas, dobre de forma tal que a parte sem manteiga fique no meio. Não entendeu? Olha lá no blog do Victor que é melhor!
Bem, eu me perdi nas dobras, cansei de fazer a massa. Pois o processo de dobras é repetido 5 vezes, sendo que entre cada dobra a massa deve descansar na geladeira por meia hora... Pois eu congelei! Hoje de tarde descongelei, depois de trabalhá-la duas vezes antes de congela... Simplesmente esperei que descongelasse, levou 5 horas na geladeira, abri a massa dividi no meio, metade recheei com frango e a outra metade virou rolinhos de salsichas (amo!)...
Pro recheio de frango... Meio peito de frango cozido picado deve ser refogado com cebolinhas (usei uma só), um talo de espinafre com as folhas e meia rama de aipo picadinho... Refogue bem, coloque o recheio no meio da massa e dobre. Pronto, só pincelar com ovo e assar a 200°C até dourar.
As salsichas antes de virarem recheio foram cozidas em água a cortadas na metade. Costumo cozer as salsichas antes para que percam um pouco do seu sabor, senão fica enjoativo, diria até ruim!
Ah, corrijam o sal e a pimenta a gosto... Esta massa é mesma dos croissant, nem acredito que deu certo! *.*
Bem, é só bjus